segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Apresentação do Trabalho

Boa tarde, galera!
Hoje era pra ser a apresentação de 3 grupos, estes abaixo:
Grupo 2: Império Romano: Apogeu
Grupo 5: Os jovens e as instituições Romanas
Grupo 6: Império Romano: Decadência (O meu grupo)

Como o grupo 2 e o meu falam sobre o apogeu e a decadência de Roma, nós decidimos apresentar tudo junto. E foi assim que nós apresentamos. Nós demoramos 2 horários para apresentar tudo, mas o trabalho foi ótimo e a professora adorou. Bom, o outro grupo não colocou texto no trabalho, e por isso eu não vou postar, mas assim que eles colocarem eu vou postar (no máximo essa semana). Como nós usamos todos os horários, o grupo 5 não conseguiu apresentar, mas vão fazer isso na próxima aula.

Beijos, Isadora.

domingo, 29 de setembro de 2013

Instituições Republicanas

Boa noite,
Nessa sexta-feira a professora deixou a aula só para discutirmos o que o governo do Brasil tem a ver com o governo Romano. Depois de discutirmos, chegamos a stas conclusões:



Instituições Republicanas

Roma:    Brasil:
Questores (Finanças)      Ministério da Fazenda (Receita Federal)
Pretores (Justiça)   STF (Ministério Público, PGR, etc)
Censores (Urbana/Demográfica)                     Ministerio de planeamneto (IBGE)
Edie (Administra a cidade) Câmara dos vereadores (Administra a cidade)


   Roma

Brasil  


Beijos, Isadora.

Grupo 1: Instituições da Roma Republicana



  • Organização política
  1. Senado: era o conselho dos patres que provinha  dos tempos da realeza romana. 
  2. Consulado: era o magistrado supremo de Roma
  3. Magistratura: os "direitos" atribuidos a um cidãos que desemprenhou algumas funções relacionadas com a administração e liderança politica da cidade.
  4. Censores era o mais alto cargo político que se podia alcançar no ambito do cursus honorum.
  5. Tribunos
  6. Assembléia centaurina

  • Conquistas da plebe
  1. Tribunos da plebe
  2. Lei das doze tábuas
  3. Lei Canudelia


  • Roma e a atualidade
Roma deixou várias coisas para nós no governo, como por exemplo o senado, assembléia legislativa, o poder executivo e o judiciário.


  • Guerras púnicas
Guerras entre Roma e Cartago travadas pelo domínio do Mediterrâneo. Eu já falei dessa guerra em outro post, então não tem necessidade de falar de novo.







Galera, desculpa a demora para postar.
Beijos, Isadora.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Grupo 4: Expansão do Território Romano

A expansão territorial de Roma começou com o soberbo rei Tarquínio. Roma começou conquistando de pouco em pouco a Península Itálica, até dominá-la por inteiro. Depois disso, decidira que deveriam conquistar o Mar Mediterrâneo.
Roma queria conquistar sozinha o controle comercial do Mar Mediterrâneo, e para isso, eles tiveram que travar uma guerra marítima com Cartago, a 1ª Guerra Púnica. Roma ganhou e conquistou alguns territórios que eram de Cartago, como por exemplo a Sicília. 
A 2ª Guerra Púnica ficou famosa pela travessia dos Alpes feita por Aníbal Banca.
Na 3ª Guerra Púnica, Cartago foi incendiada. Com isso podemos concluir que Roma não queria dominar Cartago, e sim, ser a única potência no Mediterrâneo.




  • Expansão máxima
  1. Júlio Cesar (Quase dobrou o Império Romano)
  2. Otávio Augusto
  3. Trajano

Com a morte do rei Teodósio, Roma foi dividida entre Ocidente e Oriente. O Império do Ocidente ficou muito fraco por causa dos ataques bárbaros.






Beijos, Isadora.

Grupo 3: Origem da Civilização Romana e Realeza Etrusca


  • Lenda de Rômulo e Remo
Rômulo e Remo eram dois irmãos gêmeos que foram separados da mãe quando nasceram e jogados no rio Tibre pelo seu tio. Os dois foram encontrados por uma loba que os criou. Depois, foram encontrados por um pastor e sua esposa, que os criaram como se fossem filhos. 
Quando cresceram ganharam de seu avô biológico o direito de fundar uma cidade junto ao rio Tibre. 
Por alguns motivos de ciúmes, Rômulo matou seu irmão Remo. Então, Rômulo fundou a cidade de Roma e se tornou seu primeiro rei.


  • Realeza Etrusca
A máxima autoridade de cada grupo era exercida pelos "patres". Com os etruscos dominando, eles começaram um novo tipo de organização por famílias ou clãs, que são grupos formados por laços consanguíneos, por casamentos ou dependência econômica. A expansão do comércio trouxe mais cidadãos para a cidade e mais desenvolvimento.


  • Patres
Os patres eram eleitos por hereditariedade, por isso até uma criança poderia ser um patre.

  • Reis
Os reis podiam exercer poder sobre tudo, menos sobre o poder legislativo que era exercido pelo Senado (Conselho dos Anciãos).Os reis eram vitalícios e tinham grande ligação com os deuses.


Curiosidades: "No início de Roma, eles começaram a agregar qualquer tipo de pessoa a cidade, para formar a civilização, e por causa dessa diversidade de cultura e conhecimento, Roma foi tão grandiosa, com tanto poder e tanta tecnologia."
-Juliana Lobo


Beijos, Isadora.

Trabalho em Grupo

Oi gente!
Bom, sexta-feira eu não postei nada porque não fui na aula, mas hoje fiquei sabendo que só precisou ler o capítulo, então acho que não perdemos muita coisa.
Hoje, como já havia dito antes, nós tivemos apresentações de 3 grupos. Os trabalhos são sobre o Império Romano e estão baseados no nosso livro. Nos posts acima, eu vou fazer um breve resumo sobre a abordagem de cada grupo. É só um resuminho mesmo. Espero que vocês gostem porque tem coisas muito interessantes.

Beijos, Isadora.




segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Prévia do Trabalho - Império Romano: Decadência


  • O governo de Caracala
Caracala era um imperador tirano que queria ter muita fama, mesmo depois de sua morte, então ele criou o maior complexo de termas já visto em Roma.


  • As termas
As termas eram piscinas de águas frias e quentes que poderiam ser usada por qualquer um, até mesmo pelos escravos. Era a diversão do povo romano. Em volta das termas tinham lojas, restaurantes, locais para a prática de esportes, saunas e até mesmo bordeis.
Eram necessários 18,000L de água fresca por dia pra encher todas as piscinas do complexo de termas.


  • A queda do Império Romano
A queda do Império Romano não dependeu de apenas um fator, mas sim de muitos, assim como:
  1. Enorme extensão territorial do império
  2. Falta de mão-de-obra
  3. Instabilidade política 
  4. Crescimento do cristianismo que contestava as bases políticas do império e religiosas
  5. Aumento da corrupção 






Gente, isso é só um pouquinho do nosso trabalho, só para vocês terem uma noção. Como eu já disse, dia 30 vou postar ele completo para vocês verem.

Beijos, Isadora.

Trabalho em Grupo - Roma e suas experiências republicanas

Boa tarde, galera!
Sexta-feira, nós discutimos sobre um trabalho em grupo, então não tinha nada para postar, mas hoje, vou falar um pouco mais sobre esse trabalho.
São 6 grupos, cada um com um tema diferente sobre o Império Romano. Os temas são os seguintes:

Grupo 1: República Romana e suas instituições
Grupo 2: Império Romano: Apogeu
Grupo 3: Expansão territorial
Grupo 4: Expansão territorial
Grupo 5: Os jovens e as instituições Romanas
Grupo 6: Império Romano: Decadência (O meu grupo)

O grupo 3 e 4 tem os mesmos temas, mas o foco é diferente.

As apresentações vão ser nos dia 23 e 30 desse mês. Então, depois de cada apresentação, eu vou postar um pouquinho sobre cada trabalho. Só para lembrar, o meu grupo vai apresentar no dia 30 e depois a apresentação, vou deixar o trabalho completo para vocês darem uma olhadinha.

Beijos, Isadora.




terça-feira, 10 de setembro de 2013

A Queda de Roma

Boa noite, galera! Hoje eu assisti um vídeo muito interessante sobre a "Queda de Roma". É um mini-filme, mas que mostra com muita clareza como o Império Romano caiu. Particularmente, acho que o filme está tão bem explicado que nem precisa de fazer um resumo. 
Ele é baseado na narrativa de escritores romanos com ajuda de historiadores da atualidade.


Espero que vocês gostem e entendam tanto quanto eu.
Beijos, Isadora.




       


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Construindo um Império - Roma

Hoje, na aula de história, nós terminamos de assistir ao vídeo do History Channel: "Construindo um Império - Roma". Vou fazer um pequeno resumo para vocês entenderem um pouquinho.

Depois da morte de Nero, Roma não sabia mais como seria o seu futuro, só tinha a certeza de que isso iria trazer muito sangue. Roma fica sem ninguém para suceder o trono. 
Depois de uma guerra, exército contra exército, quem começa a governar Roma é Vespasiano, que não tem sangue real e é totalmente diferente de Nero. Vespasiano chamou as mentes mais engenhosas de Roma para drenar o lago que tinha sido construído por Nero e construir, no seu lugar, o Coliseu, que era um "campo de batalhas" e fazia a diversão do povo romano de todas as classes. No Coliseu, os gladiadores lutavam entre si e com animais e às vezes acontecia o que todos esperavam, a arena enchia com um pouco de água e ocorria uma verdadeira "batalha naval". 
Depois de Vespasiano, Trajano começou a governar Roma. Ele queria ser respeitado por todos, e por isso, sabia que precisava fazer algo que fosse bom para o povo. Então consertou estradas, portos e prédios públicos, ergueu um aqueduto e construiu "banhos públicos". Mas para que tudo isso pudesse acontecer, Trajano precisava de dinheiro, e para isso, teria que conquistar. E com tantas conquistas, ele conseguiu mais dinheiro do que qualquer outro imperador já havia conseguido. Mandou construir um novo Fórum, que era maior do que todos os outros juntos. Eles iriam montar o Fórum em cima de uma montanha, e para isso precisavam de um terreno liso, então, os construtores cortaram um pedaço da colina.
No fim do reinado de Trajano, o império romano já estava na sua extensão máxima, e começou a ficar difícil para Adriano, sucessor de Trajano, controlar tantas terras. Por isso, ele construiu um muro para separar os romanos dos bárbaros e evitar conflitos que poderiam ser fatais. 
Adriano, queria ser reconhecido e queria mostrar que era melhor do que os antigos imperadores de Roma, então, ele construiu o Panteão.
Depois de algum tempo, o poder voltou para as mãos de um tirano, Caracala, e voltou a haver sangue em Roma. Ele queria ter muita fama, então ele construiu as termas, que era um lugar cheio de piscinas, quentes e frias, que poderia ser usado por qualquer pessoa de qualquer classe social. 
Depois de 6 anos de um governo de tirania, Caracala foi esfaqueado pelos seus próprios guardas. Nesse mesmo ano, um incêndio acabou com o Coliseu. 


Bom, por hoje é só, mas sexta-feira eu posto de novo!
         
Beijos, Isadora






Portfólio

Boa tarde, galera! Meu nome é Isadora, sou aluna do 1º Ano e vou usar esse blog para fazer o meu portfólio de história, avaliado pela minha professora Ana Clara. Aqui, vou deixar um pequeno resumo de todas as nossas aulas. Espero que vocês gostem e aprendam tanto quanto eu estou aprendendo.

Beijos, Isadora