O livro "O príncipe" é uma obra do autor Nicolau Maquiavel que foi escrito em 1513, mas só foi publicado em 1532. É dividido em 26 capítulos.

Livro "O príncipe" do autor Nicolau Maquiavel
O livro é muito interessante e realmente é um "manual de instruções", não somente para um príncipe, mas para qualquer um que esteja governando, seja uma cidade, um estado, um país, ou até mesmo um pequeno grupo, desde que esse "governante" consiga entender que o livro foi escrito no século XV e que precisa contextualizar a "obra" com a época e a forma de governo que ele está vivendo. Até porque, atualmente, o nosso país vive na República, e o livro foi escrito quando ainda predominava a Monarquia, e isso deixa as pessoas um pouco confusas, por isso, temos que saber contextualizar.
Para quem lê o livro rapidamente, sem nem ao menos saber quando ele foi escrito, Maquiavel pode ser considerado um "sem ética" e que apoia a política sem ética, porém devemos lembrar de que "O príncipe" foi escrito na época da Itália renascentista em que as pessoas, e Maquiavel, estavam lutando contra os particularismos locais. Sabendo disso, conseguimos compreender a posição de Nicolau e perceber que ele não estava sendo sem ética, e sim maquiavélico (Falaremos do maquiavelismo em outro post).
"Eu não sou nem ética, nem "sem ética", eu sou maquiavélica"
-Ana Clara Menezes

Nicolau Maquiavel
Eu indico muito essa leitura, porque eu penso que cada pessoa é um "governante", seja uma dona de casa, um pai de família, um comerciante, um professor, um mecânico, etc etc etc, e sabendo contextualizar o que Maquiavel escreveu com a realidade que cada um vive, eu só consigo imaginar melhoras.
Eu queria agradecer a minha querida professora: Ana Clara Menezes, que me "desafiou" e me ajudou a crescer tanto na disciplina história quanto na difícil tarefa: ser cidadão. Obrigada, professora.
Beijos, Isadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário