terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ser político

Boa tarde, galera!
Alguns dias atrás, a "acolhida" que é lida antes das aulas começarem, nos deu abertura para várias discussões, e uma delas foi: O que é ser político?

"Viver é escolher. Toda escolha é um ato político. Todas as escolhas têm consequências"

Ser político é refletir nas escolhas em qualquer aspecto da nossa vida.
Todo ato nos exige uma reflexão anterior, chamada de "cálculo de risco". Esse "cálculo" é feito assim:

Bônus (lucro/benefício) - Ônus (custo/prejuízo)

Se o resultado for positivo, você está no caminho certo, mas se for negativo, é melhor se desviar desse caminho, pois só vai fazer mal para você.

Exemplo: Em uma sala de aula, se um ou poucos alunos fazem algo errado, as consequências são para a turma inteira. Quando acontecem coisas assim, se torna uma ditadura, ou seja, algo que foi imposto pela minoria, dessa forma não se faz democracia. Coisas assim, não são justas, por isso devem ser tomadas atitudes para que se faça a justiça, isso é ser político.

Beijos, Isadora

sábado, 9 de novembro de 2013

Curiosidades e Pós Revolução Francesa

Boa tarde!
Pesquisei um pouquinho mais sobre a Revolução Francesa e achei coisas que eu nunca poderia imaginar, como por exemplo:
  • Vocês sabiam que a Maria Antonieta pediu para ser guilhotinada um dia após o que havia sido marcado para ficar bem elegante em sua morte? Uau! Ela sempre foi vaidosa, mas chegar a esse ponto?! Poxa, me surpreendeu!*
  • A Rainha Maria Antonieta cuidava da agenda de seu marido, Luis XVI, e nunca deixava as suas folgas coincidirem com as suas aventuras amorosas. Nossa! Uma a Rainha neste nível com aventuras amorosas? Isso seria mais um escândalo na França.*
  • Foi Danton Guilhontin quem aperfeiçoou a guilhotina e teve a seu fim nela. Que ironia do destino, não é mesmo?!
  • A moda das perucas brancas surgiram no século XVII porque o Rei Luis XVI era calvo. Na época, isso deu um surto de piolhos no Palácio de Versalhes e atingiu toda a França. Os nobres, tiveram que raspar a cabeça para se livrar dos piolhos e foram praticamente obrigados a usar as tão famosas perucas. Quem iria imaginar que as perucas que foram tão populares nessa época por causa de nada mais nada menos que pequenos: PIOLHOS!


*Essas afirmações não são comprovadas


Pós Revolução Francesa

Aqui, eu coloquei algumas coisas que aconteceram logo após a Revolução Francesa, que foram muito importantes para a época e que permanece até os dias atuais. Observe:

  • Como Montesquieu tinha proposto, os poderes que antes eram do rei, foram divididos em três instituições: o poder executivo, judiciário e legislativo;
  • Para ninguém ter mais direitos que ninguém, foram criadas as Assembléias, que representava o povo;
  • Todos poderiam votar para eleger seus representantes na Assembléia;
  • Outros países começaram a adaptar a ideia de liberalismo assim como a França.

Beijos, Isadora